Neste blog, em colaboração com o site de notícias AQUIAGORA.NET, apresentamos e fomentamos a discussão jurídica, sobre temas do momento, bem como difundiremos a informação geral que possa interessar aos nossos clientes, comunidade acadêmica, amigos, parceiros, operadores do direito e público em geral.

_______

_______

terça-feira, 27 de março de 2012

Foto utilizada para ilustrar matéria não caracteriza dano moral

Proprietários de loja cuja foto da fachada foi veiculada junto à matéria sobre mau atendimento em comércios locais não serão indenizados, pois, conforme o entendimento, não causou ofensa à personalidade.

A utilização indevida de imagem, embora reprovável, só acarreta indenização por danos morais quando tiver fins comerciais e houver ofensa à personalidade. Sob essa assertiva, a 5ª Câmara de Direito Civil do TJSC reformou sentença da comarca do município de Tubarão para julgar improcedente o pedido de indenização por danos morais ajuizado pelos proprietários de um comércio contra Jornal Diário do Sul Ltda.

O periódico publicou uma matéria sobre o mau atendimento prestado em algumas lojas do município de Imbituba. Para ilustrar, utilizou uma fotografia da loja dos autores, a "Paraíso dos Presentes". Segundo o casal, a veiculação de tal matéria, atrelada a sua imagem e de sua loja, sugere que os clientes são mal atendidos em seu estabelecimento comercial.

Além disso, afirmaram não ter autorizado a publicação da foto. O jornal, em contestação, alegou que o objetivo era apenas cumprir o papel de noticiar fatos ocorridos. "Importante esclarecer que nem a notícia nem a foto publicada em nenhum momento estavam vinculadas a fatores vexatórios, humilhantes, depreciativos ou agressivos à imagem dos apelados. […] Também não há reconhecer um suposto cunho comercial e lucrativo do apelante no que diz respeito à referida reportagem", considerou o relator da matéria, desembargador Jairo Fernandes Gonçalves.

O magistrado concluiu que a foto apenas ilustrou a reportagem. Em 1º grau, o casal havia obtido direito a indenização, arbitrada em R$ 10 mil. A decisão de reformar a sentença foi unânime.

  • Processo: Ap. Cív. n. 2010.040268-3

Fonte: TJSC

0 comentários:

Postar um comentário